quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Gengibre


Raiz para toda obra


Seus poderes são tão alardeados que os japoneses costumam servir uma porção de gengibre a mesa. Figurinha fácil na culinária oriental, ele serve para aromatizar todo tipo de receita, mas é especialmente usado nos molhos.
A raiz fresca, ralada ou em cubos, cai bem em sopas, sobremesas, pudins e carnes. Em pó entram no preparo de bolos, doces e biscoitos. Embora dure bastante, é aconselhável conservá-la na geladeira, em embalagem fechada.


Gengibre para aliviar a náusea


Quem sofre com o temido efeito colateral das sessões de quimioterapia pode encontrar melhora nessa raiz de sabor picante. Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, testaram o gengibre em grupo de pacientes que não respondiam às drogas tradicionais contra náuseas. Alguns estudos também sugerem o benefício em grávidas-que só devem usá-lo com orientação médica - ou em quem costuma passar mal em viagens. "Para tirar proveito do gengibre, vale apreciá-lo de todos os jeitos-chá, sopas, biscoitos e pães são só alguns deles", receita a pesquisadora Suzanna Zick. Evitem a raiz aqueles que têm distúrbio no sangue e precisam tomar anticoagulantes ou altas doses de aspirina.

Nenhum comentário: