quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Alterações hormonais na mulher

De menina a menina moça... a mulher


E as regras chegaram! Quanta de nós já não ouviu a palavra “regras" de nossas avós? "A menina agora já é mocinha, já pode engravidar!" São períodos de mudança: da infância para a adolescência, para a vida adulta. A primeira menstruação. Uma revolução hormonal!
Mas, afinal, o que é ciclo menstrual? O que é, propriamente dita, a menstruação?
O ciclo menstrual reúne em si a capacidade da mulher de reproduzir.
Gerar uma nova vida. Aproximadamente quinze dias antes da primeira menstruação, tem início no corpo feminino o processo de ovulação. A ovulação ocorre toda vez em que um óvulo amadurece dentro do ovário. Depois que amadurece ele é capturado pela trompa e caminha por ela espera de um espermatozóide. Se ele encontrar, pode fecundar, ir para o útero e resultar em uma gravidez.
Enquanto isso, no útero, forma-se uma camada de sangue, como se fosse um ninho, para que o ovo se desenvolva. Quando não ocorre a fecundação, o ninho se desprende e sai pela vagina. É a menstruação. O período entre cada menstruação é de aproximadamente 28 dias e se chama ciclo menstrual. É normal que nos dois primeiros anos esse ciclo não seja regular, sendo às vezes maior ou menor o período entre as menstruações.
A ovulação acontece mais ou menos dez dias depois que acaba o sangramento. É nessa fase que a mulher está "fértil"; portanto, se tiver relações sexuais, já pode engravidar.
É recomendado que a partir da primeira menstruação ela consulte um ginecologista. E é muito importante também conhecer o funcionamento do próprio corpo e as mudanças que ocorrem.

Problemas Menstruais

Cólica Menstrual
São originadas por prostaglandinas-substâncias semelhantes a hormônios liberadas durante a menstruação pelas células que revestem internamente o útero.
O principal sintoma é a dor no baixo-ventre ou na barriga. Em algumas mulheres a dor parece vir das costas para frente.

Geralmente toda a região abdominal fica dolorida e pode ser acompanhada de sintomas como:

°intumescimento do abdome e do baixo-ventre
°enjôos
°diarréia
°vômito
°cansaço excessivo
°dor de cabeça
°dor nas pernas
°irritabilidade
°vertigem ou até mesmo desmaios

Menorragia
É o aumento excessivo da quantidade do fluxo menstrual, ocorrendo em intervalos regulares e sendo o período de perda mais duradouro do que o habitual na mesntruação.

Pode ser causada por:


°estresse
°crescimento anormal do útero
°uso de Dispositivo Intra-Uterino (DIU)
°outras ocorrências que variam de acordo com a idade
°aborto
°miomas
°paredes vaginais ressecadas por falta de estrógeno após a menopausa

Amenorréia
Estado em que a menstruação inicia na idade adequada, porém é interrompida durante 6 meses ou mais sem a presença de causas normais, gestação, lactação ou menopausa

Podem ser causada por:


°obesidade mórbida
°atividade física intensa
°anorexia
°ansiedade

O que fazer?
°a ingestão de ômega-3 e ômega-6 na linhaça ajuda nesses casos
°atividade física moderada
°caminhadas regulares
°alimentação equilibrada

Tensão pré-menstrual
Muitas mulheres têm os sintomas da Tensão Pré-Menstrual,
Conhecida como RPM. São sintomas que afetam a mulher tanto física quanto psicologicamente. De difícil diagnóstico, pois pode ser confundida com vários outros males, a TPM geralmente se inicia cerca de uma semana antes de a menstruação começar.

A TPM pode ser caracterizada por:


°crises de choro
°fadiga
°irritabilidade intensa
°distensão abdominal
°prisão de ventre
°dor nas articulações
°inchaço das mamas
°explosões de raiva
°dores nas pernas
°depressão
°dor de cabeça
°dor nas costas
°inchaço das mãos
°mamas excessivamente dolorida, entre outros

Não se sabe por que algumas mulheres sofrem de TPM e outras não. Especialistas acreditam que a TPM pode decorrer de um desequilíbrio dos hormônios estrógenos e progesterona que ocorre durante a segunda metade do ciclo menstrual, logo após a ovulação. O excesso de estrógeno, juntamente com uma quantidade muito pequena de progesterona, limita a produção das substâncias químicas cerebrais que controlam o humor e a dor; essa alteração hormonal pode levar a variações de humor, ao desejo de ingerir doces e carboidratos, além de deflagrar um aumento sensível nos níveis de hormônio prolactina, o que resulta em dores nas mamas e impede o fígado de trabalhar em sua plenitude para eliminar o excesso de estrógeno do organismo.
Outra teoria afirma que os sintomas da TPM são causados por baixos níveis de serotonina, uma substância química neurotransmissora cerebral que envia sinais de uma célula nervosa para outra. Embora os resultados dos estudos que examinam a relação entre a serotonina e a TPM sejam inconsistentes, muitas mulheres relatam que seus sintomas de TPM melhoram quando recebem tratamento para que os níveis de serotonina voltem ao normal. O aumento da produção corporal e o uso de medicamentos que permitem normalizar os níveis de serotonina são particularmente úteis para aliviar a depressão.

O que você pode fazer:

°Exercite-se algumas vezes por semana para melhorar o humor e ajudar o corpo a eliminar líquidos que causam distensão abdominal e dor nas mamas.
°Diminua o consumo de cafeína, álcool e sal: eles podem contribuir para a TPM.
°Anote os sintomas de TPM (pois eles são mais de 200) para que quando você for ao médico possa ter um diagnóstico mais preciso e determinar qual tipo de tratamento é mais eficaz para você.
°Aumente o consumo de alimentos a base de ômega-3, como linhaça, salmão e nozes.


Fonte: Programa da Mulher

Nenhum comentário: