
Você sabe o que é a Síndrome de Down?
Você já teve a impressão de que hoje em dia tem muito mais pessoas portadoras da Síndrome de Down do que antigamente?
Isso não está acontecendo. A verdade é que, as pessoas portadoras sa síndrome descoberta em 1866 por Langdon Down, ficavam mais em casa,"escondidas", evitando contato com outras pessoas, devido a falta de informação da época.
Hoje, portadores da síndrome podem receber todos os cuidados necessários para que se interajam com a sociedade, trabalhando e estudando apesar do desenvolvimento físico e mental mais lento, isso ocorre devido a alteração genética num dos 23 pares de cromossomos herdados tanto do pai quanto da mãe, portanto, qualquer pessoa pode nascer portadora da Síndrome de Down, independente de sua classe social, econômica e etnia (descendência racial).
Os portadores possuem algumas características físicas em comum, como rosto redondo, olhos puxados e certo retardo mental, necessitando de acompanhamento médico contínuo, podendo chegar aos 50 ou 60 anos com boa qualidade de vida.
Em 95% dos casos, a síndrome de Down não se repete em outro filho do casal.
Na linguagem, o portador tem dificuldade para organizar as idéias e expressar-se, mas é importante que freqüentem uma escola comum com crianças normais da mesma idade. No começo, é provável que não consigam acompanhar o ritmo, mas isso não quer dizer que não há como ajudá-los.
Quem tem um filho portador sente-se extremamente amado e abençoado pois, eles são muito amorosos, sociáveis e dignos de confiança.
Então se você convive com um portador saiba que eles podem tanto quanto você e que merecem todo o carinho e atenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário